quinta-feira, 2 de janeiro de 2014

Da série "de maluco e louco todo mundo tem um pouco: autoafirmação"...

Saudações, pessoas!

Sabe aquela pessoa que sempre diz ser o melhor nisso e naquilo, que fez as melhores faculdades e cursos, que só compra o que for da melhor qualidade disponível? Pois bem, estas pessoas sofrem de autoafirmação.

Todos nós conhecemos alguém que precisa se autoafirmar, na verdade é bem comum que uma pessoa deseje autoafirmação em alguma área. Eu, por exemplo, tenho um "leve" sintoma de autoafirmação no que concerne à culinária. Sim, porque eu adoro comer e adoro comida, então quando eu frito um ovinho no ponto e com o tempero na medida certa, eu me pego falando com as crianças "nossa, esse ovinho tá uma delícia, provem.... Tá muito bom, não é crianças?" Rsrs

Bem, normalmente eu não estou errado e as crianças gostam mesmo (rsrs), mas esta é uma manifestação pequena. Tem muitas pessoas que sofrem cronicamente deste mal, a todo o momento clamam por atenção e se afirmam ante aos demais. Isso ocorre no ambiente familiar, social e profissional. E o que acontece? As outras pessoas vão se afastando, pois não suportam essa situação, a pessoa que se autoafirma se torna chata, inconveniente e é taxada de arrogante pelos demais.

Entretanto, os que os outros não sabem é que, debaixo desta capa de superioridade, há na verdade, e ironicamente, um complexo de inferioridade fortemente enraizado, há uma carência profunda e o único escapismo que esta pessoa psicologicamente debilitada tem é a autoafirmação. Ela na verdade precisa de ajuda e não de afastamento, desprezo e indiferença por parte dos que a cerca, que é exatamente o que normalmente acontece nestes casos.

Se você lida com alguma pessoa assim, fale com as outras que a cercam sobre esse problema, destaque aquele que tem mais afinidade para se aproximar dela e, com muito tato, conversar sobre este problema para tentar ajudá-la. A pessoa tem que se convencer de que seu comportamento a prejudicará demais no ambiente em que vive, seja ele familiar, social ou profissional.

Se você se identificou com este problema, procure ajuda. Não se isole e não ache que pode resolver isso sozinho. Você não pode! Procure auxílio para melhorar sua autoestima de forma que tal escapismo não seja mais necessário ou aguente as dolorosas consequências.

Até a próxima!

Nenhum comentário: