"Prudência e canja de galinha não fazem mal a ninguém", dizem os antigos.
Marcinha foi ensinada pelos pais a atravessar a rua somente na faixa de pedestres e com o sinal vermelho para os veículos.
Marcinha sabe que tal procedimento é o correto e também previsto em lei, ela sabe que atravessar fora da faixa, ou com o sinal verde para os veículos, poderá trazer sérios problemas pra ela, por isso ela mantém viva em sua mente a instrução dos pais.
Ora, a vovó de Marcinha, detentora de toda sabedoria, a chamou para se sentar próxima dela e disse, "minha filha, preste atenção... Mesmo estando na faixa de pedestres e com o sinal vermelho para os carros, olhe os dois lados antes de atravessar, certifique de que os carros realmente pararam...".
Marcinha replicou, "mas vó, não precisa, é lei e eles precisam respeitar, precisam parar! Se eles atravessarem e causarem acidentes terão que pagar por isso."
"Eu sei, minha filha. Eles têm que parar, mas caso algum não pare quem vai se foder toda será você, pois a culpa sempre será do criminoso, mas as consequências estarão contigo..."
Marcinha entendeu o que sua vovó disse, que embora haja leis bem definidas e que punem os que
cometem crimes, ser prudente nunca é demais.
cometem crimes, ser prudente nunca é demais.
"Outra coisa, minha filha...", disse a avó.
"Fale, vó... Tô ouvindo!", respondeu Marcinha.
"Evite voltar muito tarde e sozinha por essas ruas desertas, é perigoso... Coloque uma roupa bonita, não precisa ser vulgar, chame atenção por sua personalidade e não por causa de seu corpo. Muito cuidado. Vovó te ama!", concluiu a vovó de Marcinha.
"Ah, sim, vó... Obrigada pela preocupação, eu também te amo!", respondeu Marcinha.
Muito bem, Marcinha... Que bom que você entendeu que prudência e canja de galinha realmente não fazem mal a ninguém, é bom que você esteja ciente que a culpa de um crime jamais é da vítima, mas que o resultado obtido pode sim ter a contribuição da própria vítima, que ignorando a prudência, carregará para sempre as consequências do crime que sofreu...
Nenhum comentário:
Postar um comentário